Queimadas: Chuvas castigam município e causam prejuízos aos moradores
As fortes chuvas que caem desde a noite desta sexta-feira (19), na cidade de Queimadas, têm causado prejuízos aos moradores do município. Na Rua Valter Amorim, situada na região conhecida como Rua da Palha, um poste cedeu e atingiu a residência de Joselito Santos, 74 anos. “A gente estava dormindo quando ouviu um barulho parecido com o de um trovão. O que nos deixa chateados é que já havíamos alertado as autoridades sobre o risco. Faltou muito pouco para a gente morrer”, afirmou o idoso.
O temporal que caiu ao longo da madrugada também causou desabamento de muros, paredes de residências, deslizamento de terra, buracos na pavimentação e alagamentos de diversas ruas, que ficaram completamente inundadas. A Rua das Casas Populares ficou praticamente intransitável. No Alto da Jacobina, a água derrubou a parede de um posto de saúde.
As chuvas também provocaram estragos na linha férrea, que ficou comprometida. Até a publicação desta matéria, apesar dos enormes prejuízos, ainda não haviam sido divulgadas informações sobre desabrigados. A previsão é de mais chuva no município durante o fim de semana.
Chuvas causam prejuízos em várias cidades do estado
O Governo da Bahia decretou estado de emergência em 16 municípios da região do Baixo Sul devido aos danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram as cidades nos últimos dias. O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial do Estado. Os municípios que tiveram situação de emergência decretada foram Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Ibirapitanga e Barra do Rocha.
Redação Notícias de Santaluz