Queimadas: estudantes fazem manifestação de apoio a funcionários terceirizados
Estudantes do Colégio Estadual Santa Bernadete (Cesb), em Queimadas, realizaram, na tarde desta terça-feira (26), uma manifestação pelas ruas da cidade. Eles reivindicam o pagamento dos servidores estaduais terceirizados que se queixam de atrasos de até quatro meses no pagamento do salário. Além dos estudantes, o ato contou com a participação de profissionais de limpeza, merendeiras e porteiros contratados pelas empresas Sandes e Basetec por meio da modalidade Prestação de Serviço Temporário (PST). Os manifestantes usaram cadeiras para interditar a rua em frente ao colégio, além de usarem faixas, cartazes e gritarem palavras de ordem para chamar atenção.
A estudante Danielli Rios conta que o problema vem se arrastando desde o ano passado. “Estamos sem recursos, merendeiras, porteiros, professores das disciplinas específicas de cursos técnicos e professores do Reda, que não vieram para o colégio dar aula, pois o governo não liberou. Os únicos prejudicados somos nós alunos”, lamentou. Já o porteiro Ednaldo Rodrigues dos Santos revela que está há quatro meses sem receber seu salário e ainda foi afastado do serviço. “Sou pai de família. Estou aqui para cobrar meus direitos, pois tenho contas para pagar”, desabafou. O colégio se encontra sem porteiro e, segundo informações obtidas pela reportagem, o governo do estado ainda pretende reduzir o quadro de vigilantes.
A vice-diretora do colégio, Nívia Moreira, informou que a instituição está sem diretor no momento e, com isso, não pode executar as verbas. “Também estamos enfrentando problemas devido à falta de professores. Já solicitamos aos órgãos competentes, através de e-mails, a resolução dos problemas, mas eles sempre pedem pra gente aguardar”, disse. Em tempo, segundo os estudantes, as aulas só serão retomadas após o pagamento dos funcionários ser efetuado.
Redação Notícias de Santaluz
O descaso com a educação no nosso estado, é inaceitável. e o que todo ano fazer com os terceirizados, é falta total de respeito!
O descaso com a educação no nosso estado, é inaceitável. E o que todo ano fazem com os terceirizados, é falta total de respeito!
o descaso é de mais ,mais do jeito que nós alunos do CESB estamos empenhados não vai demorar muito tempo para que tudo se normalize.
Ao site Notícias de Santa Luz
Em relação ao Colégio Estadual Santa Bernadete, em Queimadas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que:
– A nomeação do novo gestor da unidade escolar foi publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (27/04/2016).
– A denúncia de falta de recursos não procede. A aplicação dos mesmos estava condicionada à nomeação da nova direção da escola.
– Quando à falta de professores, a Secretaria informa que já realizou convocações através da seleção REDA e autorizou a contratação emergencial para atender à demanda.
– Em relação ao pagamento dos trabalhadores terceirizados, a Secretaria da Educação informa que já notificou as empresas que ainda apresentam pendências para regularizar os pagamentos dos seus funcionários.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia