Racha na base? Em meio à insatisfação de aliados por falta de espaço e diálogo, prefeito se encontra com deputado de partido de oposição em Santaluz
Interlocutores do grupo político que governa Santaluz têm observado sinais de desgaste na base que garantiu a reeleição do prefeito Dr. Arismário (Avante) há três meses. Desde o início do segundo mandato, aliados têm relatado insatisfações crescentes, especialmente entre membros do MDB, partido do vice-prefeito Joelcinho.
Nos bastidores, fontes próximas ao vice afirmam que ele e o MDB foram deixados de fora das discussões sobre a composição do secretariado. As pastas atribuídas ao partido, como Serviços Públicos, Cultura e Esporte, teriam sido negociadas diretamente pelo prefeito com os novos titulares, sem diálogo com o grupo de Joelcinho. O Notícias de Santaluz apurou que essa exclusão tem gerado reclamações internas entre os aliados.
Outro episódio que expôs fragilidades na articulação política de Dr. Arismário foi a disputa pela presidência da Câmara Municipal. O prefeito tentou eleger Pedro do Salão, mas viu Sérgio Suzart, que já presidia a Casa e também integra sua base, ser reeleito. O resultado foi interpretado como mais uma demonstração de desgaste político do prefeito.
A situação ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (7), quando o deputado estadual Ângelo Coronel Filho, filiado ao PSD – principal partido de oposição a Dr. Arismário em Santaluz -, postou no Instagram o registro de um encontro com o prefeito. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o gesto causou especulações de um afastamento entre Arismário e o deputado Marcinho Oliveira (UB). Marcinho, que no primeiro mandato do prefeito tinha influência na gestão com dois secretários ligados ao seu partido, foi excluído do novo governo.
Para interlocutores, a articulação que garantiu a vitória de Dr. Arismário nas urnas deu lugar a um distanciamento que tem incomodado até os aliados mais próximos. A falta de diálogo por parte do prefeito e o esvaziamento político de figuras estratégicas expõem os desafios em manter a coesão de sua base.
Interlocutores avaliam ainda que, se não conseguir superar as dificuldades na articulação política e realinhar o grupo, o prefeito pode enfrentar desafios que comprometam o andamento de seu segundo mandato.
Notícias de Santaluz