Santaluz: Bloco Piranhas comemora 32 anos; história mistura protesto e irreverência
O ‘Piranhas’, o mais antigo bloco de rua de Santaluz, comemora 32 anos em 2014, e volta a arrastar milhares de foliões pelo circuito do “Santaluz Folia”, no próximo sábado (19). A concentração será a partir das 15h na Praça Major Benício Viana, com saída programada para as 16h.
Este ano, o bloco será animado pela banda Pagolatta. As camisas estão sendo vendidas ao preço de R$25,00, com direito a três cervejas de 350 ml (latinhas). Mas, de acordo com Donato Andrade Júnior, um dos organizadores do bloco, a participação não está condicionada à compra da camisa. “Na verdade, nós vendemos as camisas com o intuito de ajudar a cobrir as despesas do bloco, já que não temos nenhum interesse comercial. Quem não puder comprar a camisa, pode arrumar a sua fantasia e curtir a folia do mesmo jeito”, afirma.
História do bloco
Segundo Donato Jr., o Piranhas nasceu através de um protesto, quando alguns jovens luzenses – que moravam e estudavam em Salvador -, vieram comemorar o aniversário da cidade perto da família e ficaram sabendo que não haveria mais festa, naquele ano. Entretanto, os jovens resolveram se reunir e protestar de uma forma bastante irreverente. “Fomos para casa e pegamos algumas roupas de nossas mães, tias, primas, irmãs… enfim, fomos para as ruas caracterizados e reivindicando, da maneira mais saudável e pacífica possível”, revela Donato Jr., que organiza o bloco ao lado de Evenilson Barbosa.
Mais tarde, o Piranhas cresceu e acabou se tornando o bloco de rua mais tradicional de Santaluz, garantindo a folia espontânea no circuito da festa da cidade, reunindo milhares de foliões.
Os interessados podem acompanhar o Piranhas através do site: http://piranhas.nafoto.net/.
Redação Notícias de Santaluz
Este bloco, lembra muita cois, né Juninho, não sabia que já fazia tanto tempo.
Damião – Rio de Janeiro