Santaluz: Ceaic promove capacitação em sistema de Aquaponia
O Centro de Apoio aos Interesses Comunitários (Ceaic) promoveu na segunda (19) e terça-feira (20) capacitação em aquaponia. A atividade aconteceu na sede da entidade, no centro de Santaluz, e teve como público agricultores da sede e da zona rural do município. O curso foi ministrado por Antônio Veloso e José Damasceno, pioneiros na atividade de aquaponia na região do sisal.
A metodologia da capacitação contou com a parte teórica e visita a uma unidade produtiva de piscicultura na propriedade do agricultor João Lima Pereira, conhecido como ‘Dinho Pedreiro’, localizada na Fazenda Alagadiço. No local, são criados mais de dez mil peixes em sete tanques de lona.
A segunda visita foi à comunidade de Morro dos Lopes, ao projeto Aquaponia JV, onde foram aperfeiçoados os conhecimentos da tecnologia com explanação e perguntas feitas pelo público.
A Capacitação faz parte das atividades do projeto de aquaponia comunitária realizado pelo Ceaic em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que além da capacitação visa a implantação de um sistema integrado uma cisterna de produção e uma unidade produtiva de Aquaponia no povoado de Caldeirãozinho, qual são beneficiários.
A Tecnologia
Aquaponia é um sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). O sistema funciona através de bombeamento que leva a água com fezes dos peixes para o sistema hidropônico e devolve a água limpa do sistema hidropônico para o tanque com os peixes.
Por Válter Vieira
Gostaria de saber mais sobre aquaponia e como montar uma passo a passo