Santaluz: Colégio José Leitão realiza culminância da fase final do projeto ‘Leituras & Releituras’

CSC_0916

DSC_0870

Nesta sexta-feira (27), foi culminada a fase final do projeto pedagógico ‘Leituras & Releituras’. O auditório do Colégio Estadual José Leitão teve um recorde de público formado por componentes do grupo gestor, professores, alunos, funcionários, universitários e comunidade em geral. O evento contou com uma variedade de dinâmicas, que apesar do calor peculiar à época, manteve o público animado. Dentre estas, os ouvintes tiveram o prazer de assistirem a belíssimas apresentações musicais e a uma grande homenagem à ex-aluna Alane, que foi sepultada na última terça-feira.

DSC_0909

DSC_0889

O projeto foi aplicado em quatro etapas: Leitura Documental, com a presença da advogada Isabela Viana; Leitura Musical, tendo Nêgo Recordações como colaborador; Leitura Fílmica, contando com a contribuição da filmadora Jovane Andrade Lima; e Leitura Imagética. Como esta etapa final se referiu à Leitura de Imagens e a importância da aplicação de projetos pedagógicos, o design gráfico, especialista em comunicação visual Junior Imix e a professora mestra em Educação e contemporaneidade, Maria Amélia Silva Nascimento, fizeram-se presentes, contribuindo com falas muito informativas.

Ao falar sobre ‘a influência das imagens na comunicação visual’, Junior Imix destacou: “Com certeza podemos ler imagens. Na verdade, este meu trabalho é transmitir imagens para o público, de uma forma que facilite sua leitura. Que não sejam necessários somente textos escritos para identificar alguma coisa. Podemos, sim, utilizar imagens para alertar, identificar, mostrar alguma ideia, sem precisar do texto escrito ou às vezes, precisando dele para combinar e fazer uma arte perfeita. Na verdade, nem toda pessoa consegue enxergar uma leitura em uma imagem ou consegue ler uma imagem. Aí que entra o meu trabalho, que é facilitar essa leitura. Às vezes tem imagem que, com certeza vai ser difícil de alguém ler e já tem outra que vai ser fácil, então, nessa que vai ser difícil, a gente tem que facilitar, ou aplicando textos escritos ou editando essa imagem para facilitar a leitura dela”.

CSC_0895

Junior apresentou seu projeto ‘Show de talentos’ e, de antemão, convidou a todos para fazerem parte da concretização deste sonho. Ao apresentar seu trabalho, o designer gráfico fez amostra de uma variedade de obras de arte personalizadas, como camisas, suportes de mouse, fotos gráficas, folhetos, cartazes, logotipos, banners, a caneca com  o logotipo do projeto Leituras & Releituras que foi presenteada ao professor Hamilton, dentre outras. Junior Imix ao ser questionado se um designer precisa apenas de talento, acrescentou: “Todo e qualquer tipo de trabalho necessita de um bom nível de escolaridade, seja ele qual for. Tanto do pedreiro, ao arquiteto, ao carpinteiro, ao cortador de palha, a um desenhista, a um designer, a um jogador de futebol. Na verdade, quando a gente olha para trabalhos pesados que que utilizam somente do esforço físico, a gente não enxerga muito assim, não consegue ver que com um bom nível de escolaridade, o trabalho desta pessoa pode mudar bastante para melhor”.

Já a professora mestra Maria Amélia, ao abordar sobre ‘os benefícios promovidos pela aplicação de projetos pedagógicos’ falou da sua trajetória enquanto estudiosa e educadora e, ao mostrar uma certa familiaridade com grande parte do alunado, fez questão de mostrar o seu respeito e consideração por todos que passaram pelas suas mãos e participaram dos seus projetos, bem como sobre a força da parceria, proferindo a seguinte fala: “É uma enorme satisfação reencontrar tanto rosto conhecido, tantos ex-alunos do CENOS, meninos e meninas que vejo maiores, mais belos e outros tantos meninos e meninas que eu vejo na rua, que eu vejo com a farda daqui e que sei que é aluno desta  casa, logo o sistema municipal e estadual são sistemas de colaboração, então, na condição de professora da rede municipal de ensino de Santaluz, eu me sinto extremamente satisfeita por estar aqui e poder falar um pouco sobre a importância dos projetos”.

CSC_0882

A continuidade foi dada, com uma sabatina de perguntas feitas pelos alunos monitores acerca da elaboração e aplicação de projetos, quando a professora mestra prestou informações sobre: a diferença que a aplicação de projetos pedagógicos faz no processo ensino-aprendizagem; os possíveis dados que levam à elaboração de um projeto pedagógico e/ou de intervenção; os supostos empecilhos enfrentados na elaboração e aplicação de um projeto pedagógico; a importância de alunos, também, tomarem a iniciativa de proporem e participarem da elaboração de projetos de intervenção (na ocasião, foi citado o egresso Luciano de Souza, idealizador do projeto cívico ‘Eu te amo, meu Brasil!’, aplicado entre 19/08 à 07/09/2014); os projetos que desenvolveu, momento em que, dentre outros, foi dada ênfase ao projeto em homenagem ao artista plástico Almir Barros; e algumas dicas pertinentes ao envolvimento de toda a comunidade escolar em todas as etapas de um projeto pedagógico.

DSC_0920

Para o professor Hamilton, idealizador e aplicador, o projeto ‘Leituras & Releituras’ supriu os resultados esperados que foram: “Desenvolvimento de um olhar empático com respeito a prática dos diversos tipos e possibilidades de releituras; Capacidade de reflexão; Aumento das potencialidades em se tratando da prática do reconhecimento das características e elementos das leituras estudadas; Mobilização dos conhecimentos prévios do aluno; Prática da  leitura, análise, interpretação; Construção da inferência; e Melhoria da habilidade de produção oral e escrita”. A culminância foi encerrada com as considerações finais dos membros da mesa, que contou com: duas representantes do grupo Gestor (as professoras Enói e Anedy), uma representante do corpo docente (a professora Cláudia Góes Rios de Oliveira), uma representante do corpo discente (a aluna Maria Aparecida Oliveira Luz), um egresso (Luciano de Souza) e os palestrantes (Junior Imix e Maria Amélia). Por fim, foram distribuídos certificados de 120 horas, condizentes com as oficinas desenvolvidas nas quatro etapas. 

Ascom Colégio José Leitão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *