Santaluz: coletiva de imprensa apresenta exposição sobre arte da Cantaria e trabalhos da Família Boaventura Abreu
Uma coletiva de imprensa, realizada na tarde desta sexta-feira (1º), às 16h30, no Hotel Point do Val, em Santaluz, apresentará detalhes da exposição intitulada ‘A arte da Cantaria: uma exposição da Família Boaventura Abreu, de Santa Luz-BA’, uma realização da Rádio Comunitária Santa Luz FM. O encontro contou com a participação dos professores doutores Silvia Pimenta d´Affonsêca, Mário Mendonça de Oliveira, Luiz Carlos Botas Dourado e José Dirson Argolo, especialistas em restauração e docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além do professor de Artes Manoelito Carneiro das Neves, que é um dos coordenadores e curadores da exposição, e os irmãos Paulo e Laércio Abreu, representantes da família homenageada.
Durante a coletiva, as autoridades acadêmicas, que participarão de uma mesa temática na solenidade de abertura da exposição, destacaram a importância do trabalho desenvolvido pela família Boaventura Abreu no ofício da cantaria, a nível nacional, e apresentaram aspectos históricos que serão abordados durante a realização da mostra.
“Vir a Santaluz hoje, pela primeira vez, é quase que como um dever para mim, uma oportunidade para poder prestar a minha homenagem a essa extraordinária família, que há algumas gerações vem preservando um dos ofícios mais importantes e que tem contribuído enormemente também na área da preservação dos bens culturais, principalmente dos monumentos de praças públicas de Salvador, além de fachadas de igrejas e diversos outros monumentos. O trabalho desenvolvido pela família Boaventura Abreu é referência para nós e isso certamente será evidenciado durante a exposição”, destaca o professor doutor José Dirson, que além de docente é empresário do ramo de restauração. Em tempo, a exposição será aberta na noite desta sexta-feira, no Auditório Lindaura Carneiro Araújo (Cenos), e segue até o dia 09 de setembro, com visitação pública das 08h às 11h10; 13h às 16h30 e das 19h às 21h.
Redação Notícias de Santaluz