Santaluz é uma das cidades menos violentas da Bahia, aponta estudo
Santaluz é uma das cidades menos violentas do Brasil. Dados do Mapa da Violência 2013, divulgado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com base no DataSUS apontam que entre os anos de 2009 e 2011, Santaluz registrou um total de 11 homicídios, números que deixam o município fora da lista dos 130 municípios mais violentos da Bahia e dos 1.200 mais violentos do Brasil com população superior a 20 mil habitantes. Santaluz ocupa a 131ª posição no ranking dos municípios menos violentos da Bahia entre os 154 com população superior a 20 mil habitantes, sendo um dos municípios menos violentos do Estado e, de acordo com a pesquisa, se configura como um município ainda seguro para se viver.
No Território do Sisal, Serrinha, Conceição do Coité, Tucano e Araci são os municípios que mais registraram homicídios entre 2009 e 2011, sendo 42, 29, 23 e 22 homicídios registrados em cada município, respectivamente.
O estudo também revela que, na Bahia, a taxa de homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes cresceu 223,6%.
CIDADE BAIANA É A MAIS VIOLENTA DO PAÍS
Pelo terceiro ano consecutivo, Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a primeira no ranking das cidades mais violentas do país. De acordo com o Cebela, em 2011, a cidade, com cerca de 119 mil habitantes, foi cenário de 167 assassinatos.
Redação Notícias de Santaluz
Discordo completamente de sua afirmação: “Santaluz é uma cidade tranquila para viver” você mesmo já noticiou aqui neste SITE inumeros casos de assassinatos praticamente todos sem solução. Os leitores não são tolos. Santaluz já foi calma, hoje caminha rapidamente para se tornar uma cidade bastante violenta.
Senhor Paulo, a afirmação não é pessoal e, foi feita com base nos dados divulgados pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela). Como bem diz a matéria, de 154 municípios mais violentos da Bahia com população superior a 20 mil habitantes, Santaluz ocupa a 131ª posição. Portanto, quanto a afirmação, o texto diz que “de acordo com a pesquisa, se configura como um município ainda seguro para se viver”.
Mas, o Notícias de Santaluz respeita as opiniões contrárias.
Obrigado por participar!
Redação Notícias de Santaluz
Na boa meu irmão… contra números não há argumentos contrários, por exemplo, quando o IBGE diz que o país passou a ter uma população superior a 200 milhões de habitantes quem sou eu para discordar.
O fatos é que esses dados são do período de 2009 a 2011, quando for realizado outro estudo referente ao período de 2012 a 2013 possivelmente esses números sofrerão elevações, e consequentemente os números das outras cidades avaliadas também, pois a violência não é uma exclusividade de Santaluz.
Essa violência está disseminada por todas as cidades e pequenos agrupamentos populacionais, porquê? As drogas sejam elas lícitas ou ilícitas e a impunidade patrocinam esses dados, a impunidade impera nesse país, e isso não irá acabar nunca enquanto as leis brasileiras favorecerem a criminalidade. Isso tudo só terá fim quando o traficante, o assaltante, o assassino, o corrupto e todo o lixo social forem condenados e cumprirem rigorosamente a pena imposta aos mesmos.
Concerteza o comentário mais sensato!
concordo amigo paulo e esta dominado por parte minha digo que e praticamente grupo de esterminio q queira ser formado nós estados ta um absurdo
Vai aprender a escrever seu quadrupede.
Não concordo depois de tantas mortes seguidas .Santa luz esta ganhando pro .Rio de Janeiro ate no hospital não se tem mas segurança esse foi o governo que nos escolhemos para nossa melhora mas tá sendo uma merda…..
Com todo respeito a vocês, mas esta divulgação não corresponde a nossa realidade, analisem leitores a media de assassinatos no Brasil a cada 100 mil habitantes é de 25, em Santaluz com uma população aproximada a 35 mil habitantes, nos últimos 3 anos já aconteceu próximo a 30 homicídios fora as tentativas ou não estão registrando devidamente ou esta pesquisa ta tentando enganar a população, BASTA FAZER AS CONTAS E DIVIDIR.
Não estou aqui para defender nenhuma pesquisa, até mesmo porque a alguns meses atrás o governo divulgou o mapa da violência no Brasil levando em conta apenas os dados dos órgãos oficiais de segurança, deixando de calcular outros tipos de mortes violentas que se consumam nos órgãos de saúde, dados esses que devem ser divulgados pelo Datasus.
Mas sua conta está errada, a média a qual vc se refere é 25 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes POR ANO, que fique bem claro. Ao se referir a Santaluz vc citou 30 homicídios para 3 anos, ai só da 10/ano. Calma, Greenville ainda não se tornou uma Faixa de Gaza.
Eu citei aproximado 30, Qual órgão forneceu estes dados a pesquisa? eu não sei? e você sabe? porque esta pesquisa apareceu agora? para acalmar a agonia da população? estou falando e assumindo apenas aquilo que penso.
Sr. Guildo os dados são do “Mapa da Violência 2013 | Homicídios e Juventude no Brasil”, fornecidos pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CEBELA), com base no Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS).
O estudo está sendo amplamente divulgado, não apenas em Santaluz, mas em todo o país.
Obrigado por participar!
Redação Notícias de Santaluz
Gente estamos vendo que tudo que acontece é levado para o meio político, assim nossa cidade e nem nós mesmos conseguiremos evoluir de forma alguma. Todos aqui é eleitor vai defender seu partido é óbvio embora temos que ter uma visão de fatos reais, lógico que eu apoio que o poder de “POLÍTICA e POLICIA” é garantir nossa segurança, mas temos que olhar com verdade para tudo. Em relação a matar, ninguém avisa antes que vai a tal lugar matar tal pessoa, e de uma coisa todos nós temos certeza cada um faz seu destino bom ou ruim independente do que escolheremos iremos pagar por nossas escolhas não é correto? Para tornar nossa cidade tranquila a atitude não depende só de uma pessoal mas de todos que forma essa bela cidade. Quero deixar bem claro que não sou a favor de matar de ninguém porém temos que da o melhor de nós mesmo para garantir nossa segurança. Por isso temos que deixar a questão política e fazer nossa parte como cidadão.
Sabias palavras…
Infelizmente a q devemos cobrar se ñ for pessoas “competentes” e q são os “competentes” se ñ forem os políticos, aí cabe muitos fatores antes de politicagem como educação de qualidade com população com maior nível conhecimento/educacional, se tendo isso, concerteza vai se aprender a escolher seus governantes. Um dos maior homens q sempre buscou igualdade e fraternidade Mandela dizia q a Educação e primordial.
Nada disso! A segurança é responsabilidade do poder público e devemos cobrar sim dos políticos, para isso pagamos 40% em impostos de tudo que consumimos. Isso significa que trabalhamos 5 meses por ano só para o governo. E lhe digo mais diferente de você, estou fazendo a minha parte como cidadão ao cobrar dos políticos mais trabalho e honestidade.
Paulo, não sei se você prestou atenção mas disse que tanto o poder de POLÍTICA E POLICIA é sim contribuir com nossa segurança, porém não existe 100% de de segurança em lugar nenhum aqui no Brasil, se tiver cite por favor. Porém a criminalidade pode sim diminuir se todos tiverem noção de não cometer erros desnecessário, ai sim tanto você como todos de Santaluz vai ter uma segurança tranquilo, mais não está esquivo de qual quer acontecimento por que não existe lugar perfeito.