Atualização em sistema da Sesab quase deixa Santaluz sem receber novas doses da vacina contra a Covid-19
A Secretaria de Saúde de Santaluz não atingiu a meta de vacinar a população e por isso não recebeu novas doses da vacina contra a Covid-19 enviadas aos municípios da região sisaleira na manhã deste domingo (21).
Para ter direito à novas remessas do imunizante, a cidade precisa ter aplicado 85% ou mais das doses recebidas anteriormente, conforme acordo firmado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), uma instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios baianos e do governo do estado. Porém, segundo dados da Sesab, Santaluz havia ficado abaixo da meta até o final da manhã deste domingo.
Esse é apenas mais um episódio que vem gerando desconfiança de parte da população sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Santaluz, que recentemente foi alvo de questionamentos em relação aos critérios usados pela Secretaria Municipal de Saúde para definir os grupos prioritários (mais suscetíveis à doença) para receber as primeiras doses.
Interlocutores da gestão municipal ouvidos pelo Notícias de Santaluz classificaram o não recebimento das novas doses da vacina como ‘uma bola nas costas’ do prefeito Arismário Barbosa Júnior, já que o episódio acontece no momento em que o gestor busca apoio da população na adoção de medidas radicais de restrição para conter o avanço do coronavírus na cidade, que está em regime de ‘lockdown’ até às 5h da próxima quinta-feira (25).
“É um momento difícil. O prefeito insistiu em adotar lockdown total com o fechamento de todo o comércio essencial e não essencial para tentar frear a disseminação do vírus. Ao mesmo tempo, no entanto, leva essa bola nas costas pela Secretaria Municipal de Saúde, que a cada dia dá mais sinais de que está perdida em meio a confusas e ineficientes ações para tentar conter o avanço da pandemia. Enfim, um solavanco na população, que acaba perdendo as novas doses da vacina, e nos comerciantes, que são os mais sacrificados pelas medidas restritivas e sofrem com tudo fechado”, avaliou um interlocutor.
Santaluz registrou neste sábado (20) seis novos casos de Covid-19 e mais quatro curas clínicas, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal Saúde. Das 2.202 pessoas infectadas desde o começo da pandemia, 1.962 já estão recuperadas, 209 encontram-se com o vírus ativo e 31 tiveram óbito confirmado – dentre elas um homem de 54 anos que estava internado na unidade retaguarda do Cemes e faleceu na manhã de sábado. A cidade ainda tem um óbito por suspeita de coronavírus em investigação.
Vacinas foram entregues ao município após atualização em sistema da Sesab
Após a publicação desta matéria, a coordenadora da base regional de Saúde localizada em Serrinha, na região sisaleira da Bahia, Gilvania Bastos, esclareceu que as vacinas foram entregues a Santaluz após uma avaliação de ponto de corte, que é um tipo de análise dos dados do sistema de acompanhamento da cobertura vacinal contra a Covid-19 realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
“No início do processo de entrega das vacinas, quando é feito um ponto de corte, Santaluz ainda não tinha atingido oficialmente a meta para receber as novas doses. Embora o município tenha informados os dados que o habilitava a receber os imunizantes, a entrega só pode ser feita mediante a oficialização no sistema da Sesab, o que aconteceu somente no início da tarde deste domingo, quando a situação foi regularizada e o município alcançou o percentual de 87,2% de doses aplicadas. Diante disso, a equipe responsável pela distribuição, que já tinha seguido viagem para Queimadas, foi autorizada a retornar para Santaluz assim que conclui o roteiro, e entregar as vacinas”, esclareceu Gilvania.
Por meio de nota publicada nas redes sociais, a Secretaria de Saúde de Santaluz informou que recebeu 920 doses da vacina neste domingo. Os imunizantes foram entregues no fim da tarde.
Notícias de Santaluz