CSC_1166

A Prefeitura de Santaluz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre sexta-feira (13) e domingo (15) o curso técnico-prático ‘Atenção ao Parto Baseada em Evidências para Parteiras Hospitalares e Formação de Doulas’, com o intuito de certificar a atuação de profissionais da rede básica de saúde e hospitalar do município em partos normais e de baixo risco, além de capacitá-los para realizar atendimento humanizado de gestantes e recém-nascidos.

CSC_1251

O curso foi ministrado pela doula e educadora pré-natal Andrielle Xavier, pelo professor Edwin Gabriel Ayala Saldaña, especialista em Obstetrícia e Saúde da Família, e por um dos precursores do parto de cócoras (vertical) no Brasil, o médico obstetra, PhD (doutor) em biologia da reprodução e livre-docente José Hugo Sabatino, que é presidente da Sociedade de Assistência ao Parto Alternativo (SAPA), assessor do Ministério da Saúde para assuntos relacionados à Rede Cegonha, professor aposentado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, além de referência internacional em parto humanizado.

CSC_1237

Durante o curso, que contou com carga horária total de 120 horas, foram abordados diversos pilares importantes da humanização do parto como conhecimento e respeito aos processos fisiológicos da gestação, nascimento, puerpério e atenção ao casal em forma multiprofissional e multidisciplinar. Foi realizado ainda treinamento em campo com a assistência dos profissionais em trabalhos de parto realizados no Hospital Municipal Petronilho Evangelista dos Santos. A secretária de saúde Ana Ofélia Marques destacou a importância do curso na qualificação dos profissionais para atuação no atendimento humanizado de gestantes e recém-nascidos. “O curso contribui para mudar o perfil da assistência obstétrica em Santaluz através da humanização do parto, e nos torna referência regional ou quem sabe até mesmo estadual nessa proposta, com profissionais extremamente capacitados para dar assistência ao parto”, afirma. “Promover momentos como esse é motivo de grande satisfação para nós, principalmente para o prefeito Zenonzinho, que garantiu todo o suporte necessário para a realização do curso”, ressaltou.

CSC_1252

O prefeito Zenon Nunes Filho (PSD), que participou da abertura do curso, na sexta-feira, destacou a iniciativa. “É um curso pioneiro na rede pública de Santaluz, que teve o objetivo de preparar parteiras hospitalares e técnicas em enfermagem para acompanharem o trabalho de parto das gestantes luzenses dentro do ambiente hospitalar. Dando apoio físico e emocional para as mulheres antes, durante e após o parto, tudo baseado em evidências científicas e em práticas inovadoras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Enfim, uma iniciativa que demonstra o quanto valorizamos a família luzense e o bem estar de todas as nossas crianças”, disse.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)