WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Janeiro Branco


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Superintendente da Codevasf de Juazeiro desenvolve agenda positiva na região

Desde que foi empossado superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, no norte da Bahia, em 16 de outubro deste ano, o administrador e funcionário público estadual, José Hailton Carneiro de Oliveira, tem recebido em seu gabinete representantes de entidades civis e militares, associações de produtores e entidades de classe, técnicos de outras instituições regionais, estaduais e federais e prefeitos e vereadores de várias cidades circunvizinhas.

Entre os motivos estão visitas de cortesia e boas vindas, planejamento da retomada de ações emergenciais de abastecimento de água no interior de vários municípios do norte baiano, análise da situação hídrica local, principalmente nos perímetros de irrigação atendidos pela companhia, apresentação de projetos e solicitações de demandas agrícolas, questões fundiárias ligadas aos núcleos habitacionais nos perímetros irrigados, solicitação ou entrega de máquinas e equipamentos agrícolas, entre outros.

SONY DSC

Mas o superintendente José Hailton não tem ficado só em seu gabinete. Toda semana, sempre que possível, ele reserva em sua agenda de compromissos um espaço para conhecer os perímetros de irrigação, e discutir pessoalmente com os produtores as principais demandas e dificuldades próprias de cada área agrícola assistida pela Codevasf na região. Muitas dessas demandas são enviadas a Brasília (DF), ao presidente da companhia, Felipe Mendes e ao diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado Arnaud Neto, o qual já esteve várias vezes na região norte da Bahia para tratar de assuntos como a aquisição de flutuantes, renegociação de dívidas e pagamento de empresas prestadoras de serviços e entrega de projetos parcelares de irrigação para agricultores de Petrolina e Juazeiro.

Sento Sé

Problemas no abastecimento de água na sede e no interior do município de Sento Sé trouxeram à Codevasf de Juazeiro uma comitiva formada pelo Secretario de Agricultura Catarino Reis, representantes de produtores rurais e o vice-prefeito Manoel da Paixão dos Santos Reis. O município possui três perímetros irrigados implantados pelo governo do estado; Pascoal-Limoeiro, Tombador de Cima e Tapera, e segundo os pequenos produtores, com a estiagem, o recuo da margem do lago artificial da barragem de Sobradinho vem provocando enormes prejuízos às plantações e elevando de forma significativa os custos na produção de frutas, gerando desemprego e causando prejuízos.

Segundo o irrigante José Vieira da Silva, da Fazenda Água Santa, na localidade de Riacho dos Paes, a situação só não é mais crítica, porque eles conseguiram perfurar alguns poços, que estão mantendo uma parte da produção de uvas, mas ele foi obrigado a reduzir a área plantada e demitir os poucos trabalhadores que havia contratado. Para Edison William de Castro Paes Landim, representante da Associação dos Pescadores e Agricultores de Riacho dos Paes, “a saída emergencial para salvar as plantações e o agronegócio nas barrancas do Velho Chico é a construção de barragens e também de canais de aproximação para levar a água do lago de Sobradinho aos pontos mais extremos dos nossos perímetros irrigados”. O superintendente José Haílton encaminhou os pleitos dos agricultores para a Gerência Regional de Revitalização, que possui as unidades de Desenvolvimento Territorial, Meio Ambiente e Empreendimentos Socioambientais, onde serão analisadas as propostas.

Jaguarari

O prefeito de Jaguarari, Antônio Ferreira do Nascimento, esteve na Codevasf de Juazeiro para acompanhar o andamento de uma demanda para o município. O Gestor havia solicitado a aquisição de um rolo compactador, que foi adquirido com recursos de emenda parlamentar, e estava aguardando a apresentação de toda a documentação necessária para a doação. Segundo o prefeito, “o município tem uma área muito grande, são aproximadamente 2.758 Km² cobertos por muitas estradas vicinais, e nós precisamos melhorar as condições dessas vias. Com o patrolamento a situação melhora, mas com o tempo, com o dia a dia, essas estradas ficam ruins rapidamente, e com essa máquina nós poderemos compactar o cascalho e melhorar sensivelmente as condições delas por mais tempo”. Toda a documentação foi apresentada pelo prefeito, e o processo de doação já está em Brasília, para ser autorizada pelo presidente Felipe Mendes.

Distritos de Irrigação

O superintendente José Haílton também recebeu a visita de uma comissão formada pelos representantes dos distritos de irrigação de Mandacaru (DIMAND), José Vanderlan, de Curaçá (UPROPIC), Antônio Lopes da Silva, de Maniçoba (DIM), Abenor Mota da Silva, e outros agricultores integrantes desses distritos. O objetivo, segundo o produtor Josival Nascimento Pereira, “foi saber como está o andamento da aquisição dos sistemas flutuantes para captação emergencial de água para os perímetros de irrigação na nossa região, que diante da crise hídrica, tem causado ansiedade em todos nós dos perímetros irrigados. Aproveitamos também para discutir a possibilidade de renegociação do K1 (tarifa de água paga pelos produtores), e das despesas com titulação dos lotes agrícolas”.

A melhoria e implantação de estradas vicinais também foram discutidas, além da situação de terrenos urbanos dentro dos perímetros cujos serviços de topografia já estão sendo realizados pela Codevasf, e após a conclusão, será feita a Licitação Pública para ocupação desses espaços, formando novas agrovilas. Josival, assim como os demais produtores, afirma que “com a crise hídrica, muitos irrigantes deixaram de plantar novas culturas, prejudicando dessa maneira o aumento de nossas áreas e a nossa produção, e isso tem nos preocupado muito, por isso viemos até a Codevasf”.

Perímetro Irrigado Salitre

Para conhecer a atual situação do Salitre, o superintendente José Haílton fez uma visita no início deste mês a esse perímetro irrigado, onde participou de uma apresentação ministrada pelos técnicos da Codevasf, responsáveis pela fiscalização e acompanhamento deste empreendimento agrícola. Na oportunidade o gerente executivo da empresa GB, que presta serviços de operação e manutenção no Salitre, Cláudio Matos, e o gerente de operação e manutenção, Márcio Siqueira, explicaram ao gestor como a empresa trabalha dentro do perímetro e quais as ações, previstas em contrato, são desempenhadas no dia a dia do Salitre. Na oportunidade José Haílton observou que “hoje nós trabalhamos mais tranquilos aqui no Salitre, pois os contratos que até pouco tempo atrás estavam atrasados, hoje estão em dia, graças ao empenho do presidente Felipe Mendes”.

SONY DSC

O superintendente já fez visitas semelhantes aos perímetros irrigados de Maniçoba, Pedra Branca, Tourão, Curaçá e Rodelas, onde conheceu o funcionamento e as principais demandas de cada um desses empreendimentos agrícolas mantidos pela Codevasf. No Salitre, José Haílton conheceu o reservatório de contenção 500 (RC500), considerado o pulmão do perímetro. Ele possui 50 ha de lâmina de água, e acumula mais de três bilhões de litros de água. Localizado no final da Etapa 1 do Salitre, a 99 metros de altura do ponto de captação do perímetro, a RC 500 poderá alimentar as demais etapas por gravidade, sem necessidade de bombeamento.

Parceria com instituições militares

Representando o 9º Grupamento de Bombeiros Militares de Juazeiro, o comandante Tenente Coronel BM Anselmo Luiz Correia Leal e o subcomandante Major BM José Alberto Souza e Silva Junior visitaram o superintendente José Haílton para analisar a possibilidade de firmar parcerias de cooperação institucional, no sentido de promover ações em benefício da comunidade regional. O comandante e o superintendente são conterrâneos da cidade de Santaluz, no nordeste baiano, e a amizade já vem de longa data.

Já na quinta-feira (3) o superintendente José Haílton foi convidado pelo comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Alves Brandão, para participar da solenidade de conclusão do Curso de Operações Rurais, realizada no pátio do 3º BPM. Esse curso, segundo a PMBA, tem como objetivo qualificar policiais ou militares para o planejamento, comando e execução de operações rurais, fomentando a cultura de especialização para a atividade fim com suporte técnico e tático no combate a ações criminosas de grande vulto. Foram certificados 28 participantes vindos de vários locais do estado, que passaram por treinamentos nos municípios de Barra do Tarrachil e Paulo Afonso.

SONY DSC

Outra instituição militar que tem proximidade com a Codevasf é a Marinha do Brasil. Na próxima quinta-feira (10), José Haílton vai receber, em nome da 6ª superintendência regional, a medalha “Amigo da Marinha”. A solenidade será realizada na sede da Agência Fluvial de Juazeiro, a convite do agente fluvial, o capitão-tenente Rafael Sanctos Paulucci. A honraria foi criada pela instituição em agosto de 1966, para distinguir personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham empenhadas no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha do Brasil, na defesa dos interesses atinentes à Marinha do Brasil e na divulgação da importância do mar e dos rios para o país. Um dos objetivos dessa comenda é agradecer aos engenheiros da Codevasf de Juazeiro a elaboração de um projeto básico para construção de um prédio onde pode funcionar uma Capitania dos Portos, que poderá ser um anexo ao lado da atual agência fluvial, no bairro Santo Antônio, no final da Orla II.

Ascom Codevasf 

Deixo o seu comentário

comentário(s)

2 respostas para “Superintendente da Codevasf de Juazeiro desenvolve agenda positiva na região”

  • Tânia Alves Goes Dias says:

    Agora a coisa anda! Ai têm iniciativa, vontade, humildade e competência.

  • Senhor Superintendente José Haílton, sou o Mario Leal do povoado de Gameleira do Dida, Município de Campo Formoso, onde a empresa Floresta Empreendimentos &Serviços, que através de uma Emenda do deputado Federal Elmar Nascimento, está fazendo a recuperação de nossa Barragem, denominada Mato Morto, e eu gostaria de saber se o Senhor vai mandar o Técnico para fiscalizar o serviço, que seria muito importante. Se o serviço não for feito com esmero na primeira chuva,vai descer com a correnteza que é muito forte. Espero que o Senhor mais uma vez nos ajude. Obrigado

    Mario Leal de Gameleira do Dida.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia