Superintendente da Codevasf vistoria os flutuantes de Curaçá e Pedra Branca que chegaram a Juazeiro
Na terça-feira (22) pela manhã, o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Haílton Carneiro de Oliveira, acompanhado de técnicos da companhia, fez uma vistoria nas peças que integram os conjuntos de captação flutuante de água que já começaram a chegar ao pátio da superintendência, no bairro de Piranga em Juazeiro. Com uma vazão máxima de 9000 m³/s os dois sistemas serão destinados aos perímetros irrigados de Curaçá (Estação de Bombeamento nº 2) e Perda Branca (EB principal). A previsão para o início da instalação é ainda esta semana em Curaçá e para o final do mês em Pedra Branca. A expectativa é de que até final de janeiro do ano que vem os dois sistemas já estejam funcionando.
O governo federal, através do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, está investindo recursos da ordem de 38 milhões na execução dos serviços relativos à complementação de sistemas de captação de água para os Perímetros de Irrigação de Maniçoba, Curaçá, e Pedra Branca, na Bahia, e Senador Nilo Coelho, em Petrolina, Fulgêncio em Santa Maria da Boa Vista, Brígida em Orocó, Betume em Neópolis, Cotinguiba-Pindoba e Propriá, em Sergipe, Itiúba em Alagoas, Icó-Mandantes em Petrolândia e Manga de Baixo em Belém do São Francisco.
Em Juazeiro estão sendo aplicados R$ 1,8 milhões, Graças a uma readequação no sistema de aquisição dos equipamentos, em caráter emergencial, através de Dispensa de Licitação. Para o ministro da integração Nacional, Gilberto Occhi, que esteve semana passada na região, “apesar de nossa avaliação ser de que o lago de Sobradinho não chegará ao volume morto devido às chuvas na cabeceira do rio lá em Minas Gerais e que devem manter o nível do lago entre 1,5 a 2% da capacidade acima do volume morto, e considerando que entraremos no período chuvoso nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, esperamos que Sobradinho recupere 20% de sua capacidade, isso numa avaliação bem otimista, e com a execução das obras dos flutuantes em todos os perímetros à jusante da barragem, com previsão de término até fevereiro do ano que vem, acreditamos que em 2016 a situação será muito melhor”.
Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Haílton, “os equipamentos estão começando a chegar, e vamos iniciar os trabalhos ainda esta semana. Já solicitei aos técnicos a maior brevidade possível para a instalação desses flutuantes para dar tranquilidade aos nossos agricultores, mesmo com a sombra do racionamento aparentemente afastada. Estamos cumprindo nossa parte e mais uma vez promovendo o desenvolvimento regional, que é nossa função principal”.
Ascom Codevasf