Share Button

Por g1 BA

Foto: Divulgação/PF

Três pessoas foram presas, na manhã desta quarta-feira (28), durante a “Operação Stop Driver”, da Polícia Federal (PF), no oeste da Bahia, que tem o objetivo de combater um grupo criminoso especializado em fraudes no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo informações da PF, a ação, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), cumpre 21 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão.

Os presos foram: um agente público da 17ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Santa Maria da Vitória; um ex-servidor do órgão; um sócio de autoescolas.

A operação, que contou com a presença de 90 policiais, aconteceu nas cidades baianas de Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Coribe, Santana, Canarana e Bom Jesus da Lapa, além de Brasília (DF) e Goiânia (GO). Os mandados foram decretados pela Vara Criminal de Santa Maria da Vitória, que também decretou o afastamento do servidor da 17ª Ciretran e o bloqueio dos bens dos investigados.

Foto: Divulgação/PF

Os crimes investigados são: organização criminosa; falsidade ideológica; corrupção ativa e passiva; prevaricação; lavagem de capitais.

As pessoas presas foram levadas para a delegacia da PF de Barreiras, cidade que também fica no oeste baiano. Elas podem responder por uma pena máxima superior a 40 anos de prisão, além da perda de todo patrimônio adquirido com os crimes.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam com o objetivo de identificar novos suspeitos de participar do grupo e colher novas informações.

Como funcionava o esquema

👉 As investigações, iniciadas pelo MP a partir de denúncias anônimas, apontam que o esquema existe desde 2016, ano em que se apurou um “alto” número de habilitações concedidas a residentes distantes de Santa Maria da Vitória, inclusive vindos de outros estados.

👉 O esquema consistia na venda de CNH a pessoas que não passaram pela avaliação exigida pelo Departamento de Trânsito (Detran), portanto sem aprovação técnica quanto a conhecimentos práticos e teóricos para se habilitarem como condutores.

Deixo o seu comentário

comentário(s)