Share Button

Vacina contra a dengue | Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Dez municípios baianos receberão doses da vacina contra a dengue após uma resolução pactuada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é a instância responsável por reunir gestores municipais e da rede estadual de saúde, realizada na segunda-feira (1º).

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a decisão foi tomada com base na autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com prazo de validade até 30 de abril. Cerca de 15 mil doses do imunizante serão remanejadas dos municípios que já estavam realizando a vacinação para os municípios selecionados pelo órgão federal.

Os municípios escolhidos são: Vitória da Conquista, Serrinha, Jacaraci, Caetité, Barra do Choça, Teixeira de Freitas, Morro do Chapéu, Piripá, Macaúbas e Bonito. Conforme a Sesab, o critério definido pelo Ministério da Saúde para a seleção foi o número de casos prováveis absolutos notificados em 2024.

“O público para a vacinação permanece o mesmo, de 10 a 14 anos. É muito importante que os pais se conscientizem da necessidade da vacinação e levem os seus filhos aos postos”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro.

Cenário

Segundo a Sesab, foram notificados 95.890 casos prováveis de dengue na Bahia até 30 de março de 2024. No mesmo período de 2023, foram notificados 15.070 casos prováveis, o que representa um aumento de 536,6%. No total, 275 municípios estão em estado de epidemia de dengue, enquanto 56 estão em risco e 16 em alerta.

O estado possui uma taxa de letalidade de 1,3, que é menor que a média nacional. Até o momento foram confirmados 23 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (5), Jacaraci (4), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1), Carinhanha (1) e Santo Estêvão (1).

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)