Share Button

Foto: Freepik

O Dia das Crianças está próximo, e o comércio na Bahia já está otimista. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), o varejo baiano deve faturar R$ 6,5 bilhões em outubro, representando um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA, ressalta o impacto da data no mercado. “Se o mês vai bem, a tendência é que o Dia das Crianças acompanhe esse ritmo”, afirma. O consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, também aponta que as vendas em lojas de vestuário, calçados, farmácias e perfumarias podem crescer até 14%.

Outro aspecto positivo é a influência da inflação. Segundo a Fecomércio, a cesta de produtos para o Dia das Crianças apresentou uma queda de 0,30% nos últimos 12 meses. Produtos como aparelhos telefônicos, bicicletas e televisores estão com preços mais baixos, impulsionando o consumo.

No setor de roupas e calçados infantis, itens como calças, conjuntos e tênis também registraram queda nos preços. Mesmo aqueles que tiveram aumento, como sandálias e camisetas, apresentaram variações abaixo da média regional.

O grupo de “Outras Atividades” também deve aumentar suas vendas em 4%. Esse grupo inclui vários segmentos que têm impacto direto no Dia das Crianças, como lojas de materiais esportivos, brinquedos, chocolates e até joalherias. Além disso, as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos estão com expectativa de um aumento anual de 3%.

Em contrapartida, alguns produtos, como livros não didáticos e sapatos infantis, ficaram mais caros. No entanto, a taxa de desemprego na Bahia, atualmente em 11,1% – a menor desde 2014 – e o crédito mais acessível alimentam expectativas positivas para as vendas.

“O bom momento econômico que a Bahia vem observando desde o 2º trimestre traz otimismo para o comércio em suas datas comemorativas. Após um Dia dos Pais positivo, agora é a vez do Dia das Crianças. Embora seja um público mais específico, essa data tem forte relevância para o varejo e influencia as vendas para este final de ano, animando os empresários para a Black Friday e o Natal”, avalia o consultor econômico da Fecomércio.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)