ARACI: CUBANOS QUE CHEGAM AO MUNICÍPIO ATUARÃO EM TAPUIO E BARREIRA
Considerado o terceiro município com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Bahia, Araci entre as 45 cidades baianas que receberão médicos cubanos pelo programa federal Mais Médicos. O município foi contemplado com dois médicos cubanos, que trabalharão nos distritos de Tapuio e Barreiras, distantes 30 km e 45 km, respectivamente, da sede. Nestes locais, a estrutura física do PSF dispõe de equipamentos novos e materiais para curativos e primeiros socorros, além de medicamentos.
Com 55.655 habitantes, o município conta com 14 postos do Programa Saúde da Família (PSF),mas apenas 12 médicos, que atendem cerca 50 pacientes por dia.
Atualmente, a população do município conta com os seguintes profissionais: otorrino, pediatra, cirurgião, anestesista, ortopedista, ultrassonografista, fonoaudiólogo, ginecologista, psiquiatra, psicólogo, especialista em hanseníase, pneumologista e clínico geral. Além disso, há um hospital com plantões 24 horas. (Com informações do Jornal A Tarde)