comissaodesaude_coite_alexdapiata_magnosantana (2)

Foto: Magno Santana

Missão cumprida. Esse foi o sentimento dos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia que cumpriram agenda na cidade de Conceição do Coité. Os parlamentares estaduais realizaram, nessa sexta-feira (6), mais uma etapa das visitas as cidades do interior. O presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD) e o vice-presidente, deputado José de Arimateia (PRB), visitaram unidades de saúde e puderam ouvir demandas em uma audiência pública realizada no Centro Cultural Ana Rios D’Araújo.

Os prefeitos Francisco de Assis (PT), de Coité; Adriano Araújo (PT) de Teofilândia e Zenon Nunes (PSD) de Santaluz defenderam o programa Mais Médicos, instituído pelo governo Federal, que cobriu parte da lacuna dos atendimentos médicos e criticaram a dificuldade de transferências de pacientes através da regulação. Estiveram presentes também, além do secretário de Saúde de Coité, Leonardo Mascarenhas, demais representantes da região do sisal.

13133378_1064077726960772_8483079966261170410_n

Foto: Magno Santana

Outro ponto amplamente discutido foi a repactuação de verbas destinadas para atendimentos. Atualmente, o pólo receptor das demandas da região do Sisal é a cidade de Feira de Santana – que não consegue absolver nem metade das demandas locais, conforme informação dos próprios prefeitos. Os políticos argumentam que enquanto cidades do porte de Conceição do Coité, com dois hospitais, conseguem abarcar moradores vizinhos, nenhum acréscimo das verbas do SUS é concedido.

O deputado Alex da Piatã também defendeu a bandeira. “Esses temas da regulação e do pacto de verbas aqui na Comissão não foram diferentes das abordagens nas outras reuniões no interior do estado. Sobre a pactuação, ela foi feita há muito tempo, em momento diferente do atual. Agora mudou o cenário e a questão regional. Acho injusta a relação com Feira de Santana que não tem um hospital municipal. Por exemplo, Candeal, banca um hospital municipal sem ter a pactuação. Existe um déficit e vamos tratar deste assunto com prioridade na Comissão”, garantiu.

13151878_1064077533627458_771112738504152045_n

Foto: Magno Santana

Os deputados também conheceram as instalações das duas unidades do hospital Português da cidade. Entre elas a que funciona como referência da região em atendimento pediátrico e maternidade. Outro local que foi visitado pela comitiva foi a central de fisioterapia. A próxima visita acontecerá no dia 20, na cidade de Feira de Santana.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)