Foragido da operação antiterrorismo da PF se entrega em Mato Grosso
Do G1 MT
Suspeito de ligação do Estado Islâmico, Valdir Pereira da Rocha, que estava foragido, se entregou nesta sexta-feira (22) à Polícia Federal na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. Além de Valdir, a Polícia Federal havia prendido outros dez suspeitos de planejar um ataque durante a Olimpíada, na Operação Hashtag. Um suspeito de integrar o grupo segue foragido. Eles são suspeitos, segundo o Ministério da Justiça, de terem realizado “atos preparatórios” visando ações terroristas. Segundo a Polícia Federal, Valdir se entregou a uma equipe de policiais por voltas das 18h [horário de Mato Grosso]. Ele deve ser ouvido e depois encaminhado a um presídio federal. Ainda segudo a PF, por questão de segurança, o local para onde ele será levado não deve ser divulgado.
(Correção: Ao ser publicada essa reportagem, o portal G1 errou ao informar que o suspeito que se entregou era Leonid El Kadre de Melo. Trata-se, na verdade, de Valdir Pereira da Rocha. O erro foi corrigido às 20h28).
É surpreendente como cidadãos jovens não comprovadamente descendentes de árabes têm se interessado pelas ideologias do Estado Islâmico, inclusive no Brasil. Respeitadas as ideologias e os interesses hegemônicos do capitalismo ocidental dominante, excludente, sectário e injusto será que as autoridades do Brasil, por exemplo, com tantos exemplos históricos e crônicos de corrupções depravadas e de injustiças hitlerianas colabora com exemplos respeitáveis para dissuadir a juventude de ideologias extremistas? O que é o Estado Islâmico? O que se sabe dele é o que é fabricado e vociferado pelos discursos colonialistas dos Estados Unidos da América. Mas qual é a verdade sobre o Estado Islâmico que tanto apavora as grandes potências mundiais e passa a atrair simpatizantes jovens de países do Terceiro Mundo como o Brasil? Será que somente o emprego do aparelho policial do Estado é suficiente para erradicar essa ideologia extremista em um país do Terceiro Mundo como o Brasil? Será que exemplos elevados, convincentes, dignos e incólumes da parte de Autoridades Constituídas da República Federativa do Brasil em consonância como uma Educação Escolar Pública de Qualidade e Inclusiva podem conduzir a geração jovem do Brasil a abdicar de ideologias hediondas em favor da PAZ para todos os Povos do Mundo?
José Plínio de Oliveira