Queimadas: Moradores do Riacho da Onça reclamam de distribuição de leite do programa Fome Zero
Moradores do distrito de Riacho da Onça, pertencente ao município de Queimadas, reclamam de falhas na distribuição do leite do programa Fome Zero. Em contato com o Notícias de Santaluz, o morador Wellington de Souza Lima afirma que o alimento está sendo distribuído pela prefeitura de forma desorganizada e sem controle, pois não está atendendo a todos. O Leite Fome Zero é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tem o objetivo de fornecer alimentação adequada a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou vulnerabilidade social.
“A proposta do governo federal que é atender crianças de 2 a 7 anos de idade e idosos acima de 60 anos, em situação de insegurança alimentar e nutricional, não está sendo cumprida, pois, essas pessoas ficam praticamente de fora ou não recebem a quantidade necessária do leite para sua complementação alimentar, enquanto algumas pessoas que tem renda e idade que não correspondem com a proposta do programa, se beneficiam do leite para dar para o cachorro que está doente, ou pessoas que não tem filho em lactação e que possui renda de um salário. Em alguns casos o alimento está sendo distribuído até para pessoas que recebem até dois salários mínimos”, reclama. “O programa também deveria abranger as crianças da região próxima ao distrito de Riacho da Onça, o que não acontece. Cada família deveria receber a quantidade de leite de acordo o numero de crianças, para que cada uma seja devidamente nutrida, mas o que acontece é que a distribuição não é proporcional à realidade de cada família, sendo realizada de forma desordenada e sem critério de classificação”, concluiu Wellington.
O Notícias de Santaluz tentou contato com a secretaria de desenvolvimento social da prefeitura de Queimadas, responsável pela distribuição do leite, para comentar o caso, mas não obteve êxito até a publicação dessa reportagem.
Redação Notícias de Santaluz
EU quero informar que na segunda feira dia 23/02/2015 recebi em minha residencia a secretaria do serviço social de queimadas e a vereadora Lícia Rita com o objetivo de me assegurar que todas as pessoa que pegam o leite serão recadastrada pelo NIS cadastro do bolsa familia.