Queimadas: um dia após protesto, governo do estado nomeia nova diretora para o Colégio Santa Bernadete
O governo do estado nomeou nesta quarta-feira (27) o novo diretor do Colégio Estadual Santa Bernadete (Cesb), em Queimadas. A informação foi passada ao Notícias de Santaluz pela assessoria de comunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado e aconteceu um dia depois que alunos da instituição fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade para reivindicar o pagamento dos servidores estaduais terceirizados e a contratação de professores, além da disponibilização de recursos e nomeação de diretor para a unidade. Os manifestantes usaram cadeiras para interditar a rua em frente ao colégio, além de usarem faixas, cartazes e gritarem palavras de ordem para chamar atenção.
Em relação ao pagamento dos trabalhadores terceirizados, a Secretaria da Educação informou que já notificou as empresas que ainda apresentam pendências para regularizar os pagamentos dos seus funcionários. Os estudantes ainda participaram da sessão que aconteceu na manhã desta quarta, na Câmara Municipal, para pedir apoio aos vereadores e disseram que só retornariam às salas de aula após o pagamento dos funcionários ser efetuado.
Quando à falta de professores, a Secretaria da Educação informou que já realizou convocações através da seleção de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e autorizou a contratação emergencial para atender à demanda. O órgão esclareceu ainda a denúncia feita pela aluna Danielli Rios, que reclamou da falta de recursos. “A aplicação dos recursos estava condicionada à nomeação do novo diretor da escola, portanto, a denúncia não procede”, afirmou.
Redação Notícias de Santaluz
Começo meu comentário com uma frase do Crítico “JAMES RUSSELL LOWELL”
“Educar a inteligência é dilatar o horizonte dos seus desejos e de suas necessidades”
Como é possível o Colégio Estadual Santa Bernadete do Município de Queimadas-Bahia, promover o ensino e o desenvolvimento do cidadão dentro dos seus desejos e necessidades, onde falta: Pagamentos dos Servidores Estaduais terceirizados, contratação de professores e recursos para merenda escolar? Temos conhecimento que a ESCOLA é uma instituição com papel essencial na sociedade.
A educação é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988. Logo em seu art. 6º, o documento jurídico mais importante do nosso país diz que a educação – juntamente com a moradia, o trabalho, o lazer, a saúde, entre outros – é um direito social. Ou seja, não é um favor do Estado para as pessoas. Pelo contrário, como é entendida como um direito, a educação pode e deve ser exigida dos órgãos competentes quando esse direito for violado ou desrespeitado. Mais à frente, o art. 205 da Constituição afirma: A Constituição Federal de 1988 nos assegura no Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
O que está acontecendo com o nosso País? Com os nossos governantes? Com o Estado? Com o nosso Município? Com os nossos impostos e pagos com grandes e pesados sacrifícios. A sensação é de indignação. A educação se arrastando, a saúde precária e a segurança? Dirigentes de nosso País, acordem, acordem. O que estão fazendo com o nosso PIB? A soma de todas as riquezas que é produzida em nosso País. Chega de CORRUPÇÂO POVO BRASILEIRO aprendam a VOTAR, saibam ESCOLHER.
Enfim, cito o pensamento do Filósofo (Pitágoras) “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos. ”
Wilker Oliveira de jesus- Professor de Filosofia- Faculdade João Calvino -FJC- Queimadas-Bahia.