Rui Costa entrega ações do governo para agricultores familiares da região sisaleira em Valente
O governador Rui Costa entregou, nesta quinta-feira (28), no município de Valente, 314 títulos de propriedade de terra, dois kits de irrigação para hortas comunitárias, cinco aguadas, oito tanques resfriadores de leite, 14 máquinas moto-forrageiras e 30 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar. Ainda em Valente, Rui inaugurou a creche Encantos do Saber e visitou a Escola Estadual Wilson Lins. No evento, foi feita a entrega de 11 títulos do município de Valente e de 58 títulos para o município de Monte Santo, também contemplado com a entrega de 2 títulos de discriminatória urbana e suburbana. Esses títulos de reconhecimento de domínio municipal vão para sede do município de Monte Santo e distrito de Pedra Vermelha. Para o agricultor, Antônio da Silva Santos, 63, da localidade de Alto das Porteiras, que há 48 anos esperou para regularizar sua terra, essa é uma grande conquista. “Sem o documento, a gente não podia fazer nada. Em nossa comunidade, são 17 famílias e essa ação do governo vai ajudar a resolver a vida”, disse. As ações voltadas para a agricultura familiar, foram implementadas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Rui informou que uma das ações realizadas anteriormente na região foi a entrega de matrizes de caprinos. “O governo compra matrizes de qualidade para melhorar o rebanho, teremos assim animais que produzem mais leite ou carne”. Outra medida é garantir que, mesmo no período de estiagem, haja alimentação para os animais. “Entregamos essas máquinas forrageiras e também 19 milhões de mudas de palma em todo o semiárido, para termos a segurança alimentar dos animais”.
A produção dos municípios de Valente, Retirolândia e Santaluz também ganhou reforço com a entrega de 8 tanques resfriadores para beneficiamento de leite de cabra, no valor de R$ 44 mil e 14 máquinas moto-forrageiras, orçadas em R$ 168 mil. De acordo com o governador, os resfriadores vão garantir a qualidade do leite, pois, “sem eles, a população corre o risco de consumir produtos estragados”. Os tanques resfriadores de leite e as máquinas, com grande utilidade no preparo de ração para o gado, integram a estratégia de fortalecimento da caprinocultura leiteira, cadeia produtiva da região. A aquisição dos equipamentos é resultado de um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Ministério da Integração Nacional.
Redação Notícias de Santaluz