Santaluz adere à campanha nacional contra hanseníase, verminoses e tracoma
A Secretaria Municipal de Saúde, de Santaluz, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica aderiu à Campanha Nacional contra a Hanseníase, Geohelmintíase (verminoses) e Tracoma. A campanha acontece durante todo o mês de agosto e é realizada em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Gislaine Mota Góis, a ação visa proteger crianças e adolescentes estudantes de escolas municipais, com idade entre 5 e 14 anos, contra essas doenças e alertar pais e professores sobre os seus sintomas.
São objetivos da campanha, a redução da carga parasitária em escolas do ensino fundamental, identificar casos suspeitos de hanseníase através do “método do espelho”, além de identificar e tratar casos de tracoma entre os estudantes. Após a identificação, os suspeitos serão referenciados à rede básica de saúde visando à confirmação diagnóstica e tratamento.
Durante a ação, os alunos serão examinados e, se necessário, medicados contra os vermes e o Tracoma, que é um tipo de doença inflamatória dos olhos que, quando não tratada, pode levar à cegueira.
Segundo Gislaine, a sensibilidade e o envolvimento dos pais das crianças é muito importante para que a campanha seja bem sucedida no município.
Redação Notícias de Santaluz, com informações de Edisvânio Nascimento