SANTALUZ: MUNICÍPIO FAZ PARCERIA COM PROJETO QUE UTILIZA ESPORTE NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADOLESCENTES
A Prefeitura de Santaluz, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na manhã desta quinta-feira (19), o lançamento do Projeto “Fazendo Acontecer o Esporte no Semiárido (Faes)”. A cerimônia aconteceu no ginásio poliesportivo da Escola Municipal Dulcelita Bahia de Araujo e contou com a presença do vice-prefeito, Roudillys Rios, vereadores, secretários municipais, sociedade civil, lideranças políticas e representantes do esporte luzense.
Durante o evento foi realizada a entrega de um kit de material esportivo que será usado no projeto. Com esta ação, o município de Santaluz passa a integrar o programa da rede Street Football World, presente em mais de 60 países e que já atendeu a mais de 750 mil jovens em todo o mundo.
Desenvolvido em parceria entre a Fundação Interamericana (governo dos Estados Unidos) e a FIFA, através do programa Football for Hope, o projeto é executado na Bahia pelo Instituto Fazer Acontecer (IFA), com apoio do Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e será desenvolvido no município em parceria com a Prefeitura de Santaluz, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
O objetivo do projeto é usar o esporte inclusivo para auxiliar na formação de jovens e adolescentes, da zona urbana e rural, matriculados na Rede Pública Municipal de Educação.
Além de esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e capoeira, o projeto trabalha com aulas de formação para a cidadania onde são abordados temas como violência, sexualidade, meio ambiente, etnia e gênero. Também desenvolve atividades culturais a exemplo de passeios em teatros, cinemas, museus e shows.
“Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida no projeto e ao prefeito Zenonzinho pelo apoio integral e incondicional, proporcionando qualidade de vida a todo povo Luzense. O esporte é o caminho da construção para uma sociedade melhor”, disse o vice-prefeito, Roudillys Rios.
Redação Notícias de Santaluz