Santaluz: trezena de Santa Luzia é encerrada com alvorada, missas e procissão

Devotos de Santa Luzia se reuniram durante este domingo (13), em Santaluz, na paróquia que leva o nome da santa, para comemorar o dia da padroeira dos oftalmologistas e dos que têm problemas na visão. O tema da festa esse ano foi “Santa Luzia, motivação no compromisso. Evangelizar é preciso”. Uma alvorada abriu os festejos por volta das 5h e as homenagens seguiram com missas às 7h, 10h e 16h.

A missa solene das 10h foi presidida pelo Cônego André Alexandre dos Passos Filho, da Paróquia de São Sebastião do Passé, pertencente à Diocese de Camaçari, e pelo pároco Declair Cardoso. Durante sua pregação, o padre André falou do compromisso de Santa Luzia e destacou seu exemplo de confiança, entrega, santidade, obediência, doação, fidelidade e, sobretudo amor a Deus, virtudes que fizeram da santa uma das grandes mártires da Igreja.

A celebração eucarística contou com a presença do prefeito do município, Zenon Nunes Filho, que participou acompanhado do ex-prefeito Donga, do deputado federal José Nunes e do superintendente da Codevasf em Juazeiro, José Haílton Carneiro de Oliveira, além de vereadores, secretários municipais. Também estiveram na Igreja Matriz, durante este domingo, os ex-prefeitos Joélcio Martins e Júnior do Max.

Uma das novidades da programação desse ano foi que, durante todo o dia, a Igreja Matriz permaneceu aberta para acolher luzenses devotos de Santa Luzia e fieis que vieram de várias regiões do estado para render homenagens e tirar fotos em frente ao altar onde fica a santa.

Às 16 horas foi realizada missa campal, em frente à Igreja Matriz. Após a celebração, aconteceu a tradicional procissão com a imagem de Santa Luzia, saindo da Praça em frente à Igreja, seguindo pelas principais ruas do Centro da cidade, retornando, em seguida, para a ‘praça da igreja’. A festa em louvor à Santa Luzia foi encerrada com a benção do santíssimo sacramento e depois sorteio de vários prêmios, entre eles uma moto, em benefício da Paróquia. Também houve quermesse com comidas típicas regionais, exposição de artigos religiosos artesanais e lembranças personalizadas.

Padroeira dos oftalmologistas e dos que têm problemas na visão
Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa – Itália, no ano de 283, Santa Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias. Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o Evangelho pregado durante a Missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu ao Senhor que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu. Diocleciano mandou jogar Luzia numa casa de prostituição, mas ninguém conseguia tirá-la do local onde ela se encontrava, os pés ficaram firmes no chão. Em seguida, tentaram queimá-la viva, mas as chamas nada fizeram contra ela. Os soldados arrancaram-lhe os olhos e os entregou em um prato à jovem. No mesmo instante, na face de Luzia, brotaram outros olhos. Vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandaram degolar a menina. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.
Redação Notícias de Santaluz

