Santaluz: Escola Municipal Açude Tapera promove “Dia D Família na Escola”
A Escola Municipal Açude Tapera realizou nesta sexta-feira (19) a culminância do projeto “Família e Escola”. Durante o “Dia D Família na Escola” foi oferecido aos estudantes e seus pais os seguintes serviços: corte de cabelo, prancha, palestra sobre saúde, escovação de cabelo, aplicação de flúor, pintura de unha, aferição de pressão arterial, verificação de peso, teste de glicemia e palestra com educador físico.
De manhã, os pais participaram de um torneio de dominó. À tarde, os alunos fizeram apresentações com temas relacionados à família e participaram de um momento de reflexão com a mensagem proferida pelo pastor Jairo, da Igreja Assembleia de Deus Missão. A programação foi encerrada com a participação do Teatro Casa Velha, que apresentaram o espetáculo “O Guru”. Durante o dia foi oferecido almoço e lanche aos pais e estudantes.
Segundo a diretora da unidade de ensino, Júlia Ferreira, “o projeto tem como objetivo integrar a família e escola, mostrando a importância do acompanhamento na aprendizagem dos filhos”. As atividades começaram a serem desenvolvidas há alguns dias, com reuniões mostrando o rendimento dos alunos.
“Promovemos ainda reuniões com representantes do Conselho Tutelar e da Assistência Social, que mostraram aos pais o papel dos conselhos e a responsabilidade da família. Também foram realizadas várias oficinas de artes, fabricação de sequilhos, confecção de tapetes e estolas de fuxicos (retalhos de tecidos). Ficamos satisfeitos com o resultado obtido”, completa a diretora.
Redação Notícias de Santaluz
Essa integração, esse diálogo entre a Família e a Escola Pública é tão necessário e tão importantíssimo que devia instituir-se em Política Pública, porque – entre outras demandas humanas – ajuda a reduzir a dependência química, a gravidez de risco na infância e na adolescência, a pedofilia, a delinquização acelerada do menor em situação de risco. Entre outras tantas desgraças que vêm afligindo a sociedade contemporânea. Já se imaginou uma Política Pública em nosso Semiárido Baiano que permitisse às Escolas Públicas abrirem nos finais de semana para promoções de atividades lúdico-culturais e de integração das famílias?
Penso aqui porque tenho sangue ancestral luzense, com muito orgulho.
José Plínio de Oliveira